Nesta segunda-feira (3), a Federação Bahiana de Futebol anunciou o novo formato do Campeonato Baiano, que será implementado em 2026. Durante a coletiva de imprensa, Ricardo Lima, presidente da entidade, revelou como ocorreu a conversa da instituição com os clubes que participam do torneio, no momento de decisão do novo regulamento do torneio.
“Na verdade, já vinhamos dialogando. Nós recebemos três modelos de fórmula e chegamos a um denominador comum antes do arbitral reunir todos eles já. Mostramos os prós e os contras e decidimos seguir pela unanimidade. Que o campeonato siga crescendo como um produto grandioso do futebol baiano”, completou.
Além disso, o presidente ainda relatou o processo de acordar a mudança, e desejou que a melhor equipe do campeonato fique com o troféu.
“Estamos nos adequando, são 11 datas e precisamos cortar uma data de final e semifinal. Exaurimos todas as dúvidas, dialogamos e conseguimos uma fórmula que atende a todos. A mudança é praticamente mínima. Que leve o título aquela equipe que realmente jogar bola”, disse o gestor.
Ao ser questionado sobre a qualidade do novo calendário do futebol baiano, Ricardo afirmou que, apesar de ter menos dias, o nível do esporte local não diminuiu.
“Sem dúvidas seguimos com um calendário forte. Estamos testando um novo modelo. Você tira o desejo dos clubes de jogarem em casa nas fases mais agudas, mas a gente tenta compensar de uma outra forma. Para melhorar isso, decidimos que a renda será dividida entre as equipes e a vantagem será do mando de campo. Claro que preferíamos mais datas, mas, precisamos encarar a realidade e atender o que está disposto para o calendário dos estaduais”, finalizou.
Com menos disponibilidade de dias, a competição estadual tem data de início marcado para 11 de janeiro e a final está programada para o dia 8 de março.